top of page
  • anibaljacinto

Visitar Lisboa | Roteiro Parque do Monsanto

Atualizado: 9 de set. de 2021

Lisboa é a capital e a mais populosa cidade de Portugal, com mais de 500 mil habitantes apenas no concelho e 2 milhões em toda a Área Metropolitana.

É uma cidade global e uma das mais procuradas por turistas de todo o mundo.

O Parque do Monsanto é considerado o "pulmão" de Lisboa. Com mais de 900 hectares é o maior parque florestal de Portugal e um dos maiores da Europa.

No Monsanto temos trilhos, parques de merendas, parques infantis, zonas pedonais, miradouros fantásticos e até espaços abandonados que atraem milhares de visitantes.

O nosso tour pode ser feito de uma vez ou pode ser feito pouco a pouco, visita a visita.

 

Entramos no Monsanto por Alcântara, mesmo junto à Ponte 25 de Abril. A primeira paragem é no Bairro do Alvito, espaço que foi recentemente alvo de requalificação e tem agora um pequeno passadiço de onde se pode observar (e quase tocar) o Tejo.

Ponte 25 de Abril vista do Bairro do Alvito em Alcantara

Logo a seguir temos o Parque Infantil do Alvito, hoje completamente remodelado mas muitos ainda se lembram do avião e do elétrico que ali estavam nas décadas de 80 e 90. É uma excelente espaço para as famílias com crianças pequenas.

Daqui podemos seguir a pé para a Alameda Keil do Amaral, espaço pedonal com várias áreas para merendas, como o Auditório Keil do Amaral, e espaços desportivos mesmo junto ao Moinho do Penedo.

Auditório Keil do Amaral

Seguindo até ao fim da Alameda encontramos o Restaurante e Jardim dos Montes Claros, espaço de eventos mas onde podemos passear nos maravilhosos jardins.

Regressamos ao carro e vamos até à Luneta dos Quarteis, antiga trincheira militar onde podemos explorar um antigo restaurante abandonado e o Moinho do Mocho. Atualmente o acesso está fechado aos carros e é preciso caminhar cerca de 1 km.

Agora vamos até à Ajuda, próximo do Caramão encontramos um miradouro para Alfragide, na Universidade uma linda vista para a Ponte e no Alto da Ajuda o Palácio e a Torre Sineira.

Já no Restelo vamos ao Parque dos Moinhos de Santana, mais um parque infantil com excelentes infraestruturas e uma vista que vai do Restelo até Belém.


De regresso ao coração do Monsanto, subimos ao estabelecimento prisional (e que vista) e descemos ao Sitio do Calhau. É menos conhecido que outras zonas mas é um espaço muito bonito. Zonas de lazer, trilhos, espaços desportivos, vistas fantásticas para Sete Rios, Serafina, Campolide e Amoreiras e onde podemos até subir (apenas uns metros) ao Aqueduto das Águas Livres.



Ali, paredes meias com o Parque do Calhau, encontramos o Palácio dos Marqueses de Fronteira, que não conseguimos visitar devido á pandemia mas que fica desde já na "to do list".

Estamos quase no fim mas antes temos de visitar o Parque Infantil da Serafina e o muito procurado Miradouro Panorâmico que em tempos foi um dos mais luxuosos restaurantes lisboetas, por onde consta passou por exemplo David Bowie em 1990, e que hoje se encontra abandonado. A sua fantástica arquitetura oferece-nos uma varanda para a cidade. Trata-se de um edifício circular, com um raio de 16 metros, cinco pisos e uma vista panorâmica de 270 graus.

Construído há mais de 50 anos, apenas funcionou durante dois anos e meio. Em 1984 reabre com dois restaurantes e um bingo mas com pouco sucesso e fica ao abandono até ser reaberto pela Camara de Lisboa como Miradouro.

Nesta altura, já não é possível aceder ao ultimo piso. O que é uma pena porque a vista é ainda mais fantástica e o mural de azulejos é lindíssimo.

Existem uma série de obras de arte urbana que acrescem valor ao espaço mas é preciso mais. O panorâmico está cada vez mais degradado e pede-se uma intervenção urgente de forma a garantir a sua preservação.

O Monsanto é tudo isto: Miradouros, trilhos, parques infantis, espaços de merendas e desportivos, locais abandonados, arte urbana. Um maravilhoso espaço onde fugimos ao caos da cidade, ao cinzento do cimento e podemos, ainda, usufruir do ar puro e da natureza.

À saída atravessamos os arcos do Aqueduto, deixando um até já ao "pulmão" de Lisboa!

476 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page