top of page
  • anibaljacinto

Visitar Lisboa | Miradouros das 7 colinas

A cidade das 7 colinas. São Jorge, São Vicente, São Roque, Santo André, Santa Catarina, Chagas e Sant'Ana.

Lisboa é frequentemente descrita como a cidade das 7 colinas. Esta designação remonta à época da ocupação romana, em que se afirma que Lisboa teria sido fundada sob 7 colinas, tal como Roma. Contudo, há quem defenda que Lisboa tem mais do que 7 colinas, mas que foram ignoradas propositadamente para que o mito das 7 colinas sob as quais se ergueu Roma se aplicasse também à cidade de Lisboa.

Enquanto o número de colinas que Lisboa possui pode ser um tema discutível, há algo que podemos ter a certeza, em todos os casos: em cada colina, podemos encontrar diversos miradouros com vistas magníficas. E o mais interessante de tudo, é que cada ponto possui uma vista única e magnífica da capital de Portugal.

As 7 colinas atravessam a zona histórica da cidade, da Graça ao Castelo, de Alfama à Mouraria, pela Baixa Pombalina, Chiado até ao Bairro Alto.

Em seguida vamos visitar esse miradouros e mostrar a "Lisboa Menina e Moça" do alto das suas colinas.

 

1. COLINA DE SÃO JORGE


Também conhecida por Colina do Castelo, é a mais alta das colinas de Lisboa. A cidade nasceu aqui, nas ruas do bairro da Mouraria, do Castelo, e da parte sudoeste de Alfama.


Miradouros:


Miradouro de São Jorge - Um dos mais icónicos miradouros da cidade, situado dentro do Castelo com o mesmo nome, com uma vista impressionante sobre o casario e o rio. Protege a cidade com os seus canhões apontados ao Tejo.


Miradouro do Recolhimento - este é o mais "secreto" miradouro da Colina de São Jorge. Chegando às bilheteiras do Castelo, vira-se à direita, segue-se até ao fim da rua onde encontramos um parque. É lá que se encontra esta bonita varanda para Alfama e São Vicente. Atenção o parque fecha às 17:30H no Inverno e 19:00H no Verão.

Entre o Castelo e Alfama existem vários pequenos tesouros que merecem um destaque:

Calçada dos Loios
Restaurante Santo André

2. COLINA DE SÃO VICENTE


Alfama vem do árabe al-hamma, que quer dizer banhos ou fontes. Por causa das várias nascentes que por lá corriam, noutros tempos, esta parte da cidade era o local de Lisboa com mais água.

É um dos santos mais marcantes da capital. Está intimamente ligado à presença dos corvos no brasão da cidade. Reza a história que vários corvos acompanharam a viagem do corpo de São Vicente até Portugal. De Valência a Lisboa, um dos guardiões com asas seguiu na popa e outro na proa.

Escadinhas de São Miguel - Março 2023
Sé de Lisboa - Março 2023


Miradouros:


Miradouro de Santa Luzia - Um miradouro com uma vista magnífica de Alfama e do rio Tejo. Aqui podemos encontrar um painel de azulejos com as representações da Praça do Comércio como era antes do Terramoto de 1755, e do ataque ao Castelo de São Jorge. Um miradouro bem romântico em Lisboa com os seus azulejos, colunas, flores e plantas a enfeitar o local.

Miradouro Portas do Sol - Paredes meias com o Miradouro de Santa Luzia, encontramos esta verdadeira varanda para o Tejo. Aqui podemos apreciar a paisagem ao sabor de um tradicional café ou simplesmente ver o icónico elétrico 28 a passar. O movimento é grande e a animação está sempre presente. Daqui podemos descobrir Alfama ou subir em direção a São Vicente de Fora.

Miradouro de Santo Estevão - Entre Alfama e São Vicente encontramos o local ideal para repousar e preparar a subida até à Graça. Este tesouro escondido é o mais calmo miradouro de São Vicente.


Miradouro do Mosteiro de São Vicente de Fora - É um miradouro de 360º onde se pode ver as duas pontes de Lisboa. Tem uma vista espetacular do Panteão (que aproveitámos para visitar) de um lado ou para o Castelo do outro.

O Mosteiro de São Vicente de Fora abre diariamente das 10h às 18h (em julho não se realizam visitas). A entrada normal custa 5€, para maiores de 65 anos e estudantes custa 2,50€.

Às 3ª Feira e Sábados realiza-se uma das mais populares feiras da cidade - a Feira da Ladra.

Feira da Ladra - Março 2023


3. COLINA DE SANTO ANDRÉ


Abrange as calçadas da Graça e Santo André e o Largo da Graça. Excelente oportunidade para andar no famoso 28, o elétrico que faz o trajeto entre o Martim Moniz e os Prazeres.


Miradouros:


Miradouro da Graça ou de Sophia de Mello Breyner Andresen - Chegámos ao cimo da Calçada da Graça e começamos a trilogia de Miradouros de Santo André. Aqui podemos fazer uma pausa, para uma bebida refrescante, com o Castelo ali ao lado e a cidade aos nossos pés.



Miradouro da Cerca da Graça - o mais recente dos 3 e tal com as grandes trilogias faz a ponte com os outros miradouros. Tem uma excelente zona verde, um quiosque e uma pérgula super instagramável.


Miradouro da Senhora do Monte - O melhor fica para o fim. Um dos mais bonitos e românticos miradouros de Lisboa, o Miradouro da Senhora do Monte está localizado no bairro da Graça e possui uma vista deslumbrante para praticamente de toda a zona central e ocidental da cidade. Neste miradouro pode encontrar um painel de azulejos que ilustra os pontos mais importantes que se podem observar.

Aqui podemos também colocar os agora tão em voga, cadeados do amor!



4. COLINA DE SANT’ANA


Zona definida pela Rua de São José/Rua das Portas de Santo Antão, Rua da Palma/Largo do Martim Moniz e Praça da Figueira

Arca da Rua Augusta - Março 2023
Elevador de Santa Justa (Rua do Ouro) - Março 2023


Miradouros:


Miradouro do Chão do Loureiro - O nosso tour pelas colinas de Lisboa podia começar aqui, já que neste local podemos subir ao Castelo.

Recentemente remodelado e transformado em superfície comercial, parque estacionamento e terraço com o miradouro, dispõe de um elevador panorâmico.

Não é o mais fantástico miradouro de Lisboa mas dá uma ótima perspetiva da Baixa Pombalina com especial foco no Elevador de Santa Justa e no Convento do Carmo.


Miradouro do Torel - É considerado ainda um dos segredos da cidade de Lisboa, uma vez que a sua localização é um pouco discreta. Localiza-se entre o Campo Mártires da Pátria e o Elevador do Lavra. É um ótimo espaço para um break e uma refeição leve, já que dispõe de um espaço ver e de bancos para apreciarmos a paisagem. Daqui podemos ver a Baixa de Lisboa, a Colina de São Roque e o miradouro de São Pedro de Alcântara, de uma nova perspetiva.


5. COLINA DE SÃO ROQUE


Do Torel, descemos no Elevador do Lavra e subimos no Elevador da Glória e chegamos à zona do Bairro Alto, o mais boémio e alternativo bairro de Lisboa.




Miradouros:


Miradouro de São Pedro de Alcântara - No Jardim de São Pedro de Alcântara, o visitante pode encontrar bancos de pedra onde se pode sentar e relaxar enquanto aprecia uma vista lindíssima do Castelo de São Jorge e da encosta da Mouraria. Também é o local perfeito para colocar a leitura em dia e aproveitar o sol bastante frequente na cidade de Lisboa. Está localizado ao lado do Bairro Alto, entre o Chiado e Príncipe Real.


Miradouro São Pedro de Alcântara - Março 2023


6. COLINA DE CHAGAS


É onde está o Largo do Carmo e o convento com o mesmo nome.

O nome Colina das Chagas vem do nome da Igreja das Chagas de Cristo, na antiga Freguesia do Sacramento.

Miradouros:


Elevador de Santa Justa - O elevador de Santa Justa foi construído na viragem para o século XX, pelo engenheiro Raoul Mesnier du Pomsard. Este miradouro permite-nos desfrutar de uma vista esplêndida sobre a Baixa, Rossio e Colina de São Jorge com o Castelo em todo o seu esplendor!


7. COLINA DE SANTA CATARINA


Zona desde o Largo de Camões até à Calçada do Combro


Miradouros:


Miradouro de Santa Catarina - Mais conhecido como “Adamastor”, devido à estátua desta criatura mítica presente no local, é um dos miradouros mais usados como ponto de encontro para muito dos jovens lisboetas, devido à sua localização bem central e de fácil acesso, perto do Largo de Camões. A vista para a Ponte 25 de Abril, o porto de Lisboa e o Cristo Rei vale a pena a visita!


Elevador da Bica - Março 2023


 

Sugestões de Restaurantes:

  • A Provinciana

 

Outros Roteiros:


481 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page