top of page
  • anibaljacinto

Visitar Espanha - Barcelona

A capital da comunidade autônoma da Catalunha, é o segundo município mais populoso de Espanha, com uma população de 1,6 milhão dentro dos limites da cidade e cerca de 4,7 milhões de pessoas em toda a área metropolitana, sendo a sexta área urbana mais populosa da União Europeia.

Barcelona é arte, cultura, gastronomia e desporto.

Sede dos jogos olímpicos de 1992, que transformaram parte da cidade, e berço de um dos maiores clubes de futebol do mundo, o FC Barcelona.

A obra de Antoni Gaudí deixa a sua marca por toda a cidade. Uma imagem muito própria que se confunde com a cidade. Um estilo com raízes góticas mas que foi para para lá de qualquer limite. O Parque Guell, as Casas Milá e Batlló ou a fabulosa Sagrada Família são algumas das obras de Gaudí que podemos apreciar nas ruas de Barcelona.

 

Como chegar? Como Fazer?


Embora seja uma cidade gigantesca, é possivel visitar os principais pontos turísticos em 2/3 dias, até porque vários estão localizados na mesma zona.

Servida por uma boa rede de transporte é fácil deslocarmo-nos em Barcelona.

Optámos por ficar alojados na zona mais central e histórica e por adquirir o passe válido por 48 horas (existe para 2/3/4 e 5 dias). https://www.holabarcelona.com/tickets/hola-bcn-barcelona-travel-card

Comer, em Barcelona, é também relativamente simples e barato, existem imensos restaurantes e locais de fast food. É obrigatório uma refeição no Mercado La Boqueria.

 

Sagrada Familia - Casa Milá - Casa Batllo - Plaza de Catalunya - Arc de Triomf - Parc de la Ciudadella - Bairro Gotico - La Rambla - Mercado La Boqueria - Plaza Real - Palau Guell - Monument a Colom - Port Vell - Barceloneta

 

Sagrada Família

Sagrada Família - Março 2023

Aeroporto, passe de 48 horas adquirido, metro e em pouco mais de 40 minutos estamos na zona histórica de Barcelona. E começamos com um BANG...

O Templo Expiatório da Sagrada Família é o mais marcante monumento de Barcelona e também o expoente máximo da obra de Gaudí.

A obra foi iniciada em 1882. Um ano depois foi entregue a Gaudí que reformulou todo o projeto neogótico inicial. Durante toda a vida, Gaudí dedicou-se a este projeto, mas não pense que a Sagrada Família foi algo pensado e desenhado à partida, muito pelo contrário, o templo foi sendo feito de improviso, à medida que se completavam parcelas da construção.

Embora Gaudí não tenha conseguido finalizar a obra deixou vários planos que permitiram continuar o seu sonho.

Sagrada Família - Março 2023

Até ao momento foram acabadas 8 das 18 torres desenhadas por Gaudí. O arquiteto decidiu que doze delas seriam dedicadas aos Apóstolos, quatro aos Evangelistas, uma à Virgem Maria e outra a Jesus. Cada uma delas estará dotada de diferente altura em função da hierarquia religiosa que representam.

Também apenas duas das três fachadas estão completas, a Fachada do Nascimento (dedicada ao nascimento de Cristo, trata-se de uma fachada profusamente decorada e cheia de vida) e a Fachada da Paixão (um pouco mais austera e simples que as outras, reflete o sofrimento de Jesus durante a Crucificação). A Fachada da Glória (a fachada principal, muito maior e mais monumental que o resto, representará a Morte, o Juízo Final, a Glória e o Inferno.) Consciente de que não teria tempo para construí-la, Gaudí deixou prontos os rascunhos para que seus sucessores pudessem finalizar o trabalho.

Sagrada Família - Março 2023

Casa Milá


A Casa Milá ou La Pedrera, assim apelidada devido ao seu aspeto áspero e rude, totalmente em pedra, sem qualquer tipo de pintura.

O edifício não tem qualquer linha reta e a sua fachada faz lembrar uma colmeia com janelas que parecem favos.

Casa Milá - Março 2023

Casa Battlo


Ainda no Passeig de Gràcia e já na, em tempos controversa, Illa de la Discòrdia, encontramos outro edifício emblemático, a Casa Batllo, mais uma construção de Gaudí, que quebra todas as regras, com apenas linhas curvas e uma excentricidade que nos transporta para o Pais das Maravilhas.

Casa Batllo - Março 2023

Plaza de Catalunya


Uma das maiores praças de Espanha e um dos mais importantes locais de Barcelona. É uma espécie de ponto de encontro gigante, aqui encontram-se as principais vias da cidade.

As lojas e comércio fazem deste local um dos mais animados da cidade.

Plaza de Catalunya - Março 2023

Arc de Triomf


Barcelona também tem seu próprio Arc de Triomf (arco do triunfo), construído em tijolo, seguindo um estilo neo-mudéjar, bem em moda na época. O mudéjar é um estilo artístico e arquitetónico, que aparece nas obras cristãs realizadas pelos muçulmanos que permaneceram na Espanha após 1492. O estilo mostra a fusão de elementos islâmicos com outros estilos de povos cristãos, tendo o tijolo aparente não só como material de construção como também de decoração.

Arc de Triomf - Março 2023

Parc de la Ciudadella


Com mais de 17 hectares de tamanho que se espalham pelo bairro de Ciutat Vella, o Parc de la Ciutadella é um dos principais pulmões da cidade e um oásis afastado do trânsito e da correria do dia-a-dia.

As principais atrações do parque são, a cascata formada por um enorme conjunto monumental e o edifício do Castelo dos Três Dragões, que atualmente funciona como Museu de Zoologia.

Além disso, o parque conta com extensas áreas de jardins, monumentos, árvores, um lago, uma estufa e o Zoológico de Barcelona.

Parc de la Ciudadella - Março 2023

Bairro Gótico

Catedral de Barcelona - Março 2023

A mais antiga zona da cidade, é um verdadeiro labirinto medieval, onde nos perdemos em ruelas, praças e outros segredos que nos surgem de forma surpreendente.

A Catedral de Barcelona é a joia da coroa do Bairro Gótico. Altiva, colossal e mágica, surpreende em cada pormenor.

Uma pequena rua, lateral à catedral leva-nos a passar na Pont Del Bisbe, outra das imagens da cidade.

Pont del Bisbe - Março 2023

Deixamo-nos levar pelo labirinto de ruas até ás Plazas del Rei e de St. Jaume em direção a La Rambla.


La Rambla


La Rambla, conhecida também como Las Ramblas, é uma das principais artérias da cidade e um dos seus lugares mais conhecidos. Trata-se de um agradável passeio de 1,3 km que liga a Plaza da Catalunya ao Port Vell.


As diferentes ramblas (avenidas), começando na Plaza de Catalunya, são as seguintes:

  • Rambla de Canaletes: Situada na parte mais alta das Ramblas, ao lado da Plaza de Catalunya, a Rambla de Canaletes é uma zona muito concorrida e animada.

  • Rambla de los Estudios: Chamada assim graças à antiga localização do Estúdio Geral ou Universidade, também é conhecida como a rambla dos pássaros, já que nos arredores funcionava o antigo Mercado dos Pássaros.

  • Rambla de las Flores: A parte mais colorida e perfumada das Ramblas está repleta de bancas de flores e plantas. Nessa zona está o conhecido Mercado la Boquería

  • Rambla de los Capuchinos: Também conhecida como a Rambla do Centro, conta com diversos pontos turísticos nas imediações, como o Gran Teatro Liceo, o Palau Güell ou a Plaza Real.

  • Rambla de Santa Mònica: Funcionando como vestíbulo do porto, a Rambla de Santa Mònica é uma animada zona repleta de bares e restaurantes.


Mercado La Boqueria

Mercado La Boqueria - Março 2023

O Mercado de São José, mais conhecido como “La Boquería”, é o mercado mais famoso de Barcelona.

Trata-se de quase um labirinto de mais de 2.500 metros quadrados, onde se espalham mais de 300 bancas que oferecem todo tipo de produtos típicos da gastronomia de Barcelona.


Plaza Real


Esta praça é o local ideal para um merecido lanche retemperador junto à Fuente de las Tres Gracias.

Plaza Real - Março 2023

Palau Guell


Mais uma vez, a irreverência, extravagância e magia de Gaudí conquista-nos com mais este magnifico edifício mando construir por Eusebi Guell no final do seculo XIX.

Palau Guell - Março 2023

Monument a Colom


O Monumento a Colombo é uma das mais famosas estátuas da cidade de Barcelona. Foi construída em homenagem ao descobridor Cristóvão Colombo. Com 60 metros de altura, está erguida na praça do Portal da Paz (Portal de la Pau), ponto de união entre o sul da Rambla e o Passeio de Colombo (Passeig de Colón), em frente ao Porto de Barcelona.

Monumente a Colom - Março 2023

Port Vell


O antigo porto remodelado onde está L’Aquàrium de Barcelona, um dos melhores aquários do mundo.


Barceloneta


O antigo bairro piscatório, que embora mantenha alguns vestígios da pequena vila do seculo XVIII, deu lugar a uma zona cosmopolita, com uma vida própria, turística, boémia, com bares , cafés e animação 24 horas por dia.

Barceloneta - Março 2023

 

Casa Vicens - Parque Guell - Plaza de Espanha - Montjuic

 

Casa Vicens


É uma residência estival, que Antoni Gaudí projetou para Manuel Vicens (um corretor da bolsa). Construída entre 1883 e 1885, é considerada a obra-prima mais antiga de Gaudí, uma vez que foi a primeira grande encomenda que o arquiteto recebeu.

Percursora do movimento modernista catalão, a Casa Vicens combina influências arquitetónicas orientais (sobretudo, da Índia, Pérsia e Japão), elementos decorativos da arte islâmica hispânica (incluindo a arte nasrida e a arte mudéjar) e acabamentos com motivos vegetais e naturalistas.

Casa Vicens - Março 2023

Parque Guell


Primeiro passo, comprar bilhetes para entrar no parque. Com antecedência e horário marcado Official website Park Güell | Barcelona | Web oficial Park Güell | Barcelona (parkguell.barcelona)

Parque Guell - Março 2023

Repleto de árvores, curvas e muita cor, o Parque Güell foi construído em 1900, tornando-se público apenas em 1922. Com uma extensão de mais de 17 hectares, a maior parte das superfícies estão decoradas com mosaicos feitos com pedaços de cerâmica coloridos.

O arquiteto, inspirado nas formas da natureza, fez do parque uma impressionante criação ornamental na qual não existem nem a rigidez nem o classicismo. Todas as sinuosas e coloridas formas dos elementos do parque possuem um importante simbolismo, tanto político quanto religioso.

O artista aproveitou o desnível de 60 metros da montanha para criar um caminho de elevação espiritual e, no alto, planeava construir uma capela, que acabou substituída pelo Monumento ao Calvário, um promontório situado na parte mais alta do parque, que oferece uma fabulosa vista da cidade.

O ponto central do parque é uma grande praça na qual se encontra um enorme banco de 110 metros de longitude, com aparência de serpente coberta por pequenos pedaços de cerâmica. Junto ao parque, no Caminho do Rosário, encontra-se la Torre Rosa, local de residência de Gaudí entre 1906 e 1925 e que hoje é um museu.

Em 1984, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.



Plaza de Espanha


A Plaza de Espanha de Barcelona está aos pés da Montanha de Montjuïc e conta com 34.000 metros quadrados que fazem dela uma das maiores praças da Espanha.

As principais atrações são:

  • Shopping Las Arenas: construído sobre uma antiga praça de touros de estilo neomudejar. No terraço oferece uma fabulosa vista de 360º.

  • “Campaniles”: duas torres, simétricas com 47 metros de altura, inspiradas no campanário de São Marcos de Veneza.

  • Fonte: no centro da praça há uma enorme fonte monumental de inspiração clássica.


Montjuic




O Parc de Montjuïc está localizado na montanha de Montjuïc (“monte dos judeus” em catalão antigo) e é o pulmão verde de Barcelona.

Dois grandes eventos internacionais estão por trás da urbanização e renovação de Montjuïc: o primeiro, a Exposição Internacional de 1929 e vários anos mais tarde, os Jogos Olímpicos de 1992.

Na Fonte Mágica de Montjuïc podemos assistir, a cada 30 minutos (a partir das 21h), a um fantástico espetáculo de água, luz e música.

Construído para a Exposição Internacional de Barcelona de 1929, o Palácio Nacional é atualmente um importante museu de arte contemporânea espanhola. A grandiosa edificação funde vários géneros arquitetónicos. Esse ecletismo demarca-se nos elementos renascentistas e barrocos, a cúpula lembra Saint Paul’s Cathedral em Londres ou a Basílica de São Pedro em Roma, e as torres “copiam” a Giralda de Sevilha.

Barcelona recebeu os Jogos Olímpicos de 1992 e foi esse evento desportivo que renovou por completo esta zona da cidade. Também chamado de Anel Olímpico de Montjüic, este reúne o estádio olímpico e a arena coberta do Palau Sant Jordi, as piscinas olímpicas e a singular Torre de Calatrava.


O Castelo de Montjuic teve o propósito inicial de servir como fortaleza de Barcelona, passou posteriormente a castelo com consecutivas adições de bastiões e baluartes. O local respira história, algo sangrenta, e foi o epicentro de alguns dos episódios mais dramáticos da história da Catalunha e da própria cidade.

 

Outros Roteiros:

 

Nota: De referir que este roteiro (como os outros) pretendem ser apenas guidelines e não para serem obrigatoriamente cumpridos à risca. Cada visitante pode acrescentar ou retirar locais, fazer em mais ou menos dias. Numa escapadinha de um ou vários dias. Estamos, claro, disponíveis para ouvir conselhos e dicas para melhorarmos os nossos roteiros!



104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page