top of page

Rota Nordeste Transmontano

anibaljacinto

Atualizado: 15 de set. de 2022

Situada no extremo Nordeste de Portugal, é uma das suas mais remotas regiões, mas também uma das mais típicas e tradicionais. Com uma identidade, cultura e forma de estar muito própria, tendo inclusive uma língua própria, a segunda oficial de Portugal: o mirandês.


A região está dividida entre Terra Fria e Terra Quente. A Terra Fria corresponde à região raiana, que inclui Bragança, Vinhais, Vimioso, Miranda do Douro e Mogadouro. Já a Terra Quente corresponde aos concelhos de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Valpaços e Vila Flor. Enquanto que na Terra Fria temos os campos povoados de castanheiros, na Terra Quente há principalmente oliveiras.


É uma região cheia de tesouros para descobrir, as suas gentes e tradições (como os Caretos de Podence e Vinhais, ou os Pauliteiros de Miranda), a fabulosa gastronomia, os parques naturais (de Montesinho e do Douro Internacional), as fantásticas albufeiras do Azibo e dos Lagos do Sabor e ainda parte significativa do Vale do Tua e do Alto Douro Vinhateiro.


Há muito para descobrir, nesta terra de extremos, que é muito fria no inverno e muito quente no verão. Onde a frieza das suas paisagens é aquecida pelas seus calorosos habitantes e pela sua farta gastronomia.

Castros milenares, conventos e santuários centenários, vilas e aldeias medievais, imponentes castelos, miradouros fantásticos, trilhos e os grandes lagos são algumas das principais atrações deste Reino apelidado de Maravilhoso por Miguel Torga.

Castelo de Bragança - Setembro 2022
 

Como chegar? Como Fazer?


Bragança é a capital do Distrito e fica a cerca de 30 km de Espanha, a pouco mais de 200 km do Porto e de 500 km de Lisboa.

A principal via de acesso é a Auto Estrada A4.

Vamos apresentar um roteiro de 5 dias, mas como sempre pode-se optar por fazer de uma só vez ou em várias deslocações.

 

Carrazeda de Ansiães - Vila Flor - Mirandela - Podence - Albufeira do Azibo - Bragança

 

Carrazeda de Ansiães e os seus fantásticos miradouros para os vales do Douro e Tua dão inicio à nossa Rota no Nordeste Transmontano.


  • Brunheda

Miradouro da Brunheda - Setembro 2022
  • Fraga da Ôla


  • Rota do Douro


  • Olhos do Tua

Miradouro Olhos do Tua - Agosto 2020
  • São Lourenço

Miradouro de São Lourenço - Agosto de 2020

A caminho de Vila Flor, uma paragem na Ponte Ferroviária de Abreiro onde temos um vislumbre da fantástica Linha do Tua. A linha está desativada e podemos "brincar" um pouco nos antigos carris e estrutura de ferro.



Em Vila Flor (terra das águas Frize) a Fonte Romana (na realidade é uma fonte do sec. XVI) e o Arco do Castelo ou de D. Dinis são de visita obrigatória.

Vila Flor - Arco do Castelo - Setembro 2022

O Miradouro e Baloiço da Senhora da Lapa permitem uma fantástica vista sobre a vila e toda a região do Vale do Tua.

Vila Flor - Miradouro e Baloiço da Senhora da Lapa - Setembro 2022

De seguida, Mirandela (a terra das alheiras). A cidade é atravessada pelo Tua e a sua Ponte Medieval é a nossa primeira paragem. A partir desse local deambulamos pelo centro onde se destaca o Paço dos Távoras ou o Arco de D. Dinis.

Mirandela - Ponte Medieval - Setembro 2022
Mirandela - Arco de D. Dinis - Setembro 2022

A pequena aldeia de Podence entrou na rota dos turistas devido aos seus tradicionais Caretos, classificados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. No Entrudo Chocalheiro, o diabo anda à solta pelas ruas. Durante quatro dias, os Caretos andam à solta, a chocalhar as mulheres (de preferência as solteiras) com os chocalhos (símbolo de virilidade) que trazem à cintura dos coloridos fatos, amparados por paus para as tropelias e disfarçados com as típicas máscaras de ferro. Os miúdos mais pequenos, os facanitos, seguem-lhes as pisadas.

Esta tradição ancestral, possivelmente com raízes celtas, permitia alguns excessos depois do longo e silencioso Inverno, celebrando a Primavera e um novo ciclo de fertilidade.


A Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, esconde duas fantásticas praias fluviais, a Praia Fluvial da Ribeira e Praia Fluvial Fraga da Pegada. A Praia da Ribeira, vencedora das 7 Maravilhas Praias de Portugal, tem relvado, parque infantil e campos de jogos. Ambas dispõem de excelentes apoios e têm sido laureadas com bandeira azul.

Albufeira do Azibo - Setembro 2022

O dia acaba na capital de distrito, Bragança. A cidadela (casario dentro da muralha do castelo) que de cima parece ter a forma de um coração, deixa-nos apaixonados. O Castelo e a sua elegante Torre de Menagem, a Torre da Princesa e as suas histórias de encantar, a "Domus Municipalis", a Igreja de Santa Maria ou Pelourinho são locais de paragem obrigatória. É um passeio pela história, por calçadas de pedra, becos e ruelas.

O rio Fervença que atravessa a cidade e a zona ribeirinha é o espaço ideal para um passeio de fim de tarde.


A Lenda da torre da Princesa 
Num tempo em que Bragança ainda não se chamava assim, já lá havia o castelo de Bemquerença onde vivia com o senhor desse castelo uma linda princesa órfã, sua sobrinha.
A princesa apaixonou-se por um nobre e valente cavaleiro que também gostava muito dela. Este cavaleiro, porém, pertencia a uma família pobre e sabia que nessas condições não podia aspirar a casar com a princesa; por isso decidiu partir em busca de fortuna noutras paragens, prometendo-lhe só voltar quando se sentisse digno de a poder pedir em casamento ao seu tio.
Passaram-se anos com a princesa à espera do seu cavaleiro e recusando todas as propostas de casamento que lhe apareceram.
Farto desta situação, o seu tio decidiu casá-la com um nobre, seu amigo e muito rico.
Quando o tio apresentou à sobrinha o pretendente, ela imediatamente lhe disse que o seu coração pertencia a outro que havia de voltar um dia, o que deixou o tio e o seu amigo furiosos.
Mas, logo o seu tio pensou numa solução para a obrigar a casar e, para isso, durante a noite disfarçou-se de fantasma e entrou nos aposentos da sobrinha por uma das duas portas que estes tinham, assustando-a e dizendo-lhe que caso ela não casasse com o amigo do seu tio sofreria durante toda a vida enormes desgraças e toda a espécie de tormentos.
A princesa, naturalmente aterrorizada, estava quase a prometer ao fantasma que casaria com o amigo do tio quando a outra porta do quarto se abriu.
Por essa porta, apesar de ser de noite, entrou um raio de sol que iluminou o falso fantasma e denunciou a mentira do tio da princesa.
A partir de então a princesa nunca mais foi obrigada a quebrar a sua promessa e passou a viver recolhida na torre que ficou para sempre lembrada como a Torre da Princesa e aquelas duas portas ficaram a ser conhecidas pela Porta da Traição e a Porta do Sol.

Sugestões de Restaurantes:

  • Taberna do Javali

 

Rio de Onor - Varge - Gimonde - Mosteiro de Castro de Avelãs - Gondesende - Vinhais

 

Vencedora das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Aldeias em Áreas Protegidas, Rio de Onor é uma aldeia de xisto magnificamente preservada. As casas são na sua maioria de 2 andares, com varandas decoradas com canteiros de flores.

Rio de Onor - Setembro 2022

Atravessada pelo rio e parte de um aglomerado maior que se divide na fronteira. Do lado espanhol, Rihonor de la Castilla; do lado português, Rio de Onor. Dois nomes, dois países, mas que a realidade se encarregou de juntar. Para os habitantes são, simplesmente, o “povo de acima” e o “povo de abaixo”.

O Moinho representa o comunitarismo, imagem de marca de Rio de Onor que, a par do dialeto próprio – o rionorez, faz da visita a esta aldeia uma experiência única e enriquecedora.

Rio de Onor - Setembro 2022

O Carabelho (uma espécie de fechadura) ou a Vara da Justiça (uma tradição enraizada e preservada na memória das gentes, pode ser vista na administração rural, exercida por dois mordomos designados pelo Conselho, onde aquela, sempre presente, garante o cumprimento das regras estabelecidas na aldeia, servindo para registo da aplicação das multas, muitas vezes pagas em medidas de vinho ou azeite) são alguns dos instrumentos característicos desta aldeia transmontana.

Rio de Onor - Setembro 2022

A Ponte Romana, a Igreja Matriz e o mais recente Baloiço são outras atrações de Rio de Onor.


Rio de Onor - Setembro 2022
Rio de Onor - Setembro 2022

Varge, aldeia conhecida pelos coloridos Caretos, que fazem parte da Festa dos Rapazes de Varge.

Varge - Setembro 2022

Caretos de Varge
No dia 24 de Dezembro de cada ano, organiza-se uma reunião dos rapazes solteiros onde se prepara em segredo o que irá suceder. O dia 25 de Dezembro começa bem cedo com a missa de Natal, e após a missa, os rapazes aparecem vestidos de Caretos, espalhando o caos e a desordem pela aldeia, saltando, gritando e rindo ao som dos seus chocalhos e de um gaiteiro acompanhado por bombo e caixa. O feno é atirado ao povo, as raparigas são achocalhadas, a água das fontes é espalhada e os animais são provocados. A atmosfera transforma-se e cria-se a sensação de um mundo sobrenatural onde até o frio parece desvanecer.
A meio destas tropelias dá-se o “cantar das loas”, onde se critica ou ridiculariza acontecimentos e condutas de pessoas na aldeia durante o ano. As loas são acompanhadas por vezes de pequenas representações cómicas, que no entanto podem encerrar duras críticas, mas ninguém pode levar a mal o comportamento dos Caretos ou as suas loas. Estes representam o espírito do ano novo, e a promessa de fertilidade e abundância, sendo as loas o exorcizar de negativismo no seio da comunidade.
A partir da hora de almoço, os Caretos começam a andar de casa em casa, e continuam com as suas travessuras, aplacadas em cada casa apenas pela oferenda aos Caretos de enchidos, bolos e Vinho do Porto. Para além dos Caretos, a festa é presidida por dois mordomos não mascarados, membros mais velhos da comunidade que foram nomeados no ano anterior para desempenharem este papel, e que têm na sua posse a “vara das roscas”. Após os Caretos terem feito a ronda pelas casas, há uma corrida com o objetivo de obter as roscas das varas dos mordomos, pelas quais os vencidos pagam um valor pré-estabelecido aos vencedores. No dia seguinte, toda a gente tem de estar presente quando o gaiteiro começar a tocar, sob pena de serem atirados ao rio caso se atrasem. Dá-se a comemoração de Santo Estevão e respetiva missa, e o dia é mais solene, sem Caretos. À noite realiza-se um jantar onde rapazes e raparigas voltam a estar juntos, culminando num baile, simbólico dos princípios masculinos e femininos em união renovada.

Sugestões de Restaurantes:

  • O Careto


Em Gimonde, o Rio Onor junta-se ao Sabor e são as águas destes rios de dão um ar único a esta aldeia. É nas margens dos rios e nas suas pontes que descobrimos Gimonde. O bonito e rustico casario, os bons restaurante e as peculiares pedras em frente á ponte romana são paragem obrigatória.

Infelizmente na altura da nossa visita (Setembro de 2022) a Foz do Onor estava completamente seca. Que seja uma imagem histórica e que não se volte a repetir por muitos anos.

Gimonde - Setembro 2022

Sugestões de Restaurantes:

  • O Abel


A cerca de 3 km de Bragança, fica a localidade de Castro de Avelãs onde encontramos o que resta do seu mosteiro beneditino.

O conjunto é extremamente original pois conservou da origem românica apenas a cabeceira, revelando a ambição monumental do projeto e o processo de construção medieval.

No séc. XVIII, foi acrescentado um corpo retangular, a sacristia foi anexada ao absidíolo esquerdo e o direito ficou aberto ao exterior.

Mosteiro de Castro de Avelas - Setembro 2022

Em Gondesende, deixamo-nos levar pelas ruas e vielas, que têm sido progressivamente recuperadas. A ruralidade e autenticidade são pequenos encantos para descobrir.


Na Capital do Fumeiro, Vinhais fazemos uma visita ao Parque Biológico onde o peculiar Baloiço da Ciradelha a par dos seus simpáticos habitantes são as atrações principais.


O antigo Castelo e torreão, as ruas empedradas, a Fonte do Cano e as tradicionais casas de pedra fazem de Vinhais, Uma Terra dos Diabos!

Vinhais - Setembro 2022
 

França - Montesinho - Puebla de Sanabria - Lagos de Sanabria - Basílica do Santo Cristo do Outeiro - Ponte dos Mineiros

 

Vamos a França! Sim leu bem, França, mas em pleno Parque Natural de Montesinho.

Para além da foto da praxe na placa na ponte sobre o Rio Sabor, recomenda-se um passeio pelas margens do Sabor e pelo casario da aldeia.

França - Setembro 2022

A aldeia serrana de Montesinho, que emprestou o nome ao parque natural e que fica localizada a mais de 1000 metros de altitude (o que faz dela a aldeia mais alta do Parque Natural de Montesinho).

Camuflada na serra, a aldeia de xisto é uma surpresa agradável. Muito bem recuperada e decorada com muita cor, flores e uma surpreende animação para um local tão pequeno e recôndito.

Montesinho - Setembro 2022
Montesinho - Setembro 2022

E se França foi uma brincadeira, agora saltamos mesmo a fronteira, até à vizinha Espanha. Sanabria é uma região da província de Zamora localizada no noroeste da Península Ibérica, fazendo fronteira natural entre Castela e Leão, Galiza e Portugal.

Puebla de Sanabria - Setembro 2022

O Parque Natural do Lago de Sanabria e Serra Culebra é um dos mais procurados destinos turísticos em Espanha. É o maior lago natural de origem glaciar da Península Ibérica e um dos maiores da Europa, com cerca de 1,5 km de largura, 3 km de cumprimento e 53 metros de profundidade. A 1.000 metros de altitude, o lago está rodeado de grandes picos, sendo Peña Trevinca o cume mais alto nos 2124 metros.

Puebla de Sanabria - Setembro 2022

Puebla de Sanabria é um dos mais famosos pueblos espanhóis. O seu centro histórico magnificamente restaurado, o castelo que domina a paisagem e o Rio Tera que envolve a localidade são os elementos principais de uma maravilhosa paisagem.

Estacionamos junto à zona ribeirinha, onde temos um primeiro vislumbre deste vistoso pueblo. Até ao castelo são 500 metros (a subir) e é no centro histórico que nos deixamos perder no tempo. Embrenhamo-nos nas rua empedradas, com várias casas senhoriais de granito, com telhados de xisto, varandas de madeira decoradas com coloridas flores.

A Plaza Mayor, a Plaza de Armas ou a Igreja de Santa María de Azogue são de passagem obrigatória.

Puebla de Sanabria - Setembro 2022

Seguimos o Rio Tera até ao Lago de Sanabria onde para além de um cenário fantástico de montanha, as suas águas cristalinas convidam a um mergulho refrescante.

Para isso existem várias praias de areia como Custa Llago e Viquiella (a maior praia do Lago de Sanabria) no extremo oeste. Na orla sudeste encontram-se Los Enanos, El Pato e El Folgoso (parque de campismo).

Lago de Sanabria - Setembro 2022

É na Playa Custa Llago que está a embarcação Helios Cousteau, o primeiro barco movido a energia eólica e solar do mundo. Este passeio de cruzeiro de cerca de 1H30m leva os visitantes a navegar ao longo do lago, passar ao largo da lendária Isla de las Moras e, para fechar, brindar ao excelente passeio com a típica sidra sanabresa. São 18€/pessoa e tem de ser feita reserva online com antecedência.

Lago de Sanabria - Setembro 2022

Existem também várias empresas de animação turística que oferecem um vasto leque de atividades desportivas e de lazer no Lago de Sanabria (SUP, kayak, mergulho ou windsurf).


De regresso a Portugal e a Bragança, antes, um desvio na Basílica do Santo Cristo de Outeiro, igreja classificada como monumento nacional em 1927. Trata-se de um templo do século XVII, cuja construção se associa à necessidade de afirmação do país enquanto nação independente de Espanha.

A sua origem foi um pequeno templo, votado ao abandono, até que a 26 de Abril de 1698 se terá dado um milagre: o Santo Cristo terá então suado sangue, conforme inscrição existente na igreja. Depressa se espalhou a notícia e a primeira pedra para um santuário foi lançada entre 1725 e 1739. Ao longo do século XVIII assumiu importância enquanto lugar de peregrinação.

Basílica de Santo Cristo do Outeiro - Setembro 2022

Por fim, a cereja no topo do bolo e a prova de que as coisas simples por vezes são as melhores.

A Ponte dos Mineiros, ponte metálica sobre o rio Sabor, foi diariamente utilizada por centenas de pessoas que trabalhavam nas minas da Ribeira, em Coelhoso.

Ponte dos Mineiros - Setembro 2022

Tem 35 metros de comprimento e está suspensa a uma altura de 10 metros do leito do rio. Foi recentemente recuperada pela população local em memória da extração mineira de volfrâmio e estanho, que perdurou até 1986.

Ponte dos Mineiros - Setembro 2022
 

Parque Natural do Douro Internacional

 

O Parque Natural do Douro Internacional é um parque natural que abrange a área em que o rio Douro constitui a fronteira entre Portugal e Espanha, bem como o rio Águeda, afluente do Douro.

Abrange parte dos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo, no troço fronteiriço do Rio Douro (numa extensão de cerca de 122 km).

As margens escarpadas do vale profundo do rio formam desfiladeiros monumentais de grande espetacularidade.

Na aldeia da Paradela seguir as placas indicativas do Miradouro da Penha das Torres por uma estrada de terra batida até chegar junto das arribas do Douro.

A particularidade deste Miradouro é estar localizado no ponto mais oriental de Portugal. Do miradouro poderá observar o local exato em que o rio Douro entra em território português e a barragem espanhola de Salto de Castro.

Nota: Em Setembro de 2022 está a ser construída uma estrutura de madeira e aço e que possivelmente terá uma área em vidro.

Miradouro das Penhas das Torres - Setembro 2022

Do Miradouro de São João de Arribas, obtêm-se vistas avassaladores sobre o rio Douro, que aqui corre encaixado num profundo vale, rodeado de vertiginosas escarpas.

Miradouro de São João de Arribas - Setembro 2022

O Miradouro do Castrilhouço é um dos menos conhecidos e em estado mais selvagem. Talvez por isso, é também um dos miradouros mais belos do Douro Internacional. Neste local o rio forma uma curva que faz lembrar uma ferradura, que produz um efeito fantástico. O acesso é feito por estrada de terra batida e no local não existe qualquer sinalização.

Miradouro de Castrilhouço - Setembro 2022

A histórica cidade de Miranda do Douro preserva muitas das suas tradições e costumes de que são exemplos maiores os Pauliteiros de Miranda e o Mirandês (2ª língua oficial de Portugal). Não se admire com algumas das placas informativas da cidade, uma vez que estão escritas em Mirandês.

A Rua Mouzinho de Albuquerque leva-nos do Castelo à Sé, numa quase recriação histórica.

Já fora do centro histórico o Cruzeiro Ambiental leva os visitantes numa fantástica viagem pelo Canhão do Douro.

Miranda do Douro - Setembro 2022

Na aldeia de Picote encontramos o fabuloso Miradouro Fraga do Puio, onde foi contruída uma plataforma, suspensa sobre o Douro, de madeira e vidro. Esta varanda permite-nos apreciar um dos mais incríveis meandros escavados pelo Douro.

Miradouro da Fraga do Puio - Setembro 2022

A Cascata da Faia da Água Alta é alimentada pelas águas da Ribeira de Lamoso e tem aproximadamente 40 metros de altura. Do povoado de Lamoso à Cascata da Faia da Água Alta são 2 km lineares que só podem ser feitos a pé. O trilho está muito bem sinalizado e tem uma zona circular que permite ver a cascata de vários ângulos. Atenção que só existe cascata nos meses de chuva. Entre Julho e Setembro costuma estar seca.


No Miradouro da Cruzinha temos mais um dos meandros do Douro. O acesso é fácil e dispõe de infraestruturas como um parque de merendas.


Chegar ao Miradouro do Carrascalinho é fácil, embora o ultimo 1,5 km do trajeto seja em terra batida. É um local quase secreto e camuflado pela vegetação. O sentimento de vertigem é intenso numa zona onde o Douro se apresenta muito estreito por entre as montanhas.


A caminho de Freixo de Espada a Cinta, um pequeno desvio para espreitar o Miradouro do Colado, onde quase não é preciso sair do carro para avistar o Douro.

Na vila a Torre do Galo e Igreja Matriz são as principais atrações e junto ao rio a Praia Fluvial da Congida é um local ideal para um picnic ou simplesmente para comtemplar o Douro.


O Penedo Durão é enorme rochedo que se ergue sobre a margem direita do rio Douro. No seu topo existe um miradouro que oferece uma paisagem sobre o Douro diferente, uma vez que apresenta vistas muito amplas sobre o rio.


Voltamos a subir e acabamos o dia em Mogadouro. O Castelo, a Torre do Relógio e Pelourinho são as atrações no centro histórico bem cuidado. No Baloiço de São Cristóvão, o por do sol é divinal e uma excelente forma de acabar o dia.

Sugestões de Restaurantes:

  • Restaurante Europeu

 

Lagos do Sabor

 

Os Lagos do Sabor, que são, na verdade, três: Lago de Cilhades, o maior de todos e cujo nome foi inspirado numa aldeia homónima, no concelho de Torre de Moncorvo agora submersa, Lago dos Santuários e Lago do Medal, foram consequência da construção da barragem do Baixo Sabor, que mudou por completo o cenário da região.

Como o seu curso não era interrompido, o rio Sabor era até então o único "rio selvagem" em Portugal.

Existem uma série de miradouros de onde se podem apreciar os Lagos do Sabor em toda a sua espetacularidade.


  • Miradouro de Santo Antão da Barca

Miradouro Santo Antão da Barca - Setembro 2022

  • Miradouro da Cabreira


  • Miradouro da Povoa


  • Miradouro do Vale do Sabor

Miradouro do Vale do Sabor - Setembro 2022

  • Miradouro de São Gregório

Miradouro de São Gregório - Setembro 2022

  • Praia Fluvial da Foz do Sabor

Praia Fluvial da Foz do Sabor - Setembro 2022

  • Miradouro São Lourenço

Miradouro de São Lourenço - Setembro 2022

  • Miradouro do Talegre - Castedo

Miradouro do Talegre - Castedo - Setembro 2022

Baloiço do Sobreiro - Castedo - Setembro 2022

  • Miradouro Santa Barbara - Lousa


Torre de Moncorvo pode ser considerada a capital do Vale do Sabor. A vila medieval encaixada entre a Serra do Reboredo e o Vale da Vilariça. Para descobrir os seus segredos, nada como percorrer a pé o centro histórico. As ruinas do Castelo, a Igreja Matriz, várias capelas e a porta da vila são locais de visita indispensável. Obrigatória é a prova da Amêndoa Coberta de Moncorvo, recentemente galardoada como uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal.

Torre de Moncorvo - Setembro 2022
 
 

Nota: De referir que este roteiro (como os outros) pretendem ser apenas guidelines e não para serem obrigatoriamente cumpridos à risca. Cada visitante pode acrescentar ou retirar locais, fazer em mais ou menos dias. Numa escapadinha de um ou vários dias. Estamos, claro, disponíveis para ouvir conselhos e dicas para melhorarmos os nossos roteiros!



243 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


CONTATO

SALTARFRONTEIRAS - Travel & Photo

Lisboa

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

Obrigado pelo envio!

bottom of page